Base de Dados : Configurar meu e-mail usando IMAP
Configurando o Mail para acesso IMAP
Postado por Administrator em 15 March 2017 10:12 am

Sempre que for solicitado o endereço de e-mail (ou, em alguns casos, o login da conta) na configuração de programas de e-mail, utilize o endereço completo
(Exemplo: joao@dominio.tld).

O Apple Mail identifica automaticamente a presença de SSL no servidor de e-mails e, quando confirmada, ele configura automaticamente a conta para a utilização do mesmo.

Caso utilize o avast ou outro antivirus que gerencie o envio e recebimento de emails, fazer a configuração das portas também neste antivirus.

1. Na área "Mail", clique em "Mail"> "Preferências...".


2. Na aba "Contas", clique no sinal "+" para "Criar uma conta".


3. Preencha os campos com as informações pedidas sobre a conta que você deseja configurar para o IMAP: seu nome, seu email e a senha de acesso. Clique em em "Continuar".

Importante: Caso utilize o sistema OS X 10.8 (ou superior), mantenha pressionada a tecla "Option" antes de clicar no botão "Continuar".


4. Vai aparecer uma mensagem de que "O Mail não pode enviar a sua senha ao servidor de forma segura", então escolha a opção "Configurar manualmente".


5. Em seguida, preencha as informações necessárias. Em "Tipo de conta", escolha "IMAP", em descrição coloque uma descrição opcional, "Servidor de correio de entrada" deve ser "ns8.grupow.com.br". Depois, coloque novamente seu email completo e senha e clique em "Continuar".


6. Na próxima etapa ("Servidor de correio de Saída"), coloque o nome que você deseja dar a essa conta em "Descrição". Em seguida, atenção: em "Servidor de Correio de Saída", coloque o endereço "ns8.grupow.com.br" (cuidado, pois geralmente o espaço vem preenchido com um endereço incorreto). Preencha novamente seu email completo e senha > "Continuar".


7. Pronto, sua conta foi configurada. Não se esqueça de marcar a opção "Conectar conta" > "Criar".

8. Agora, você vai precisar habilitar sua conta para receber e enviar mensagens.

9. Ainda na aba "Contas", escolha "Avançado". Ali, você precisa preencher o "Prefixo do caminho IMAP" com "ns8.grupow.com.br" e trocar o número da porta para 143. Salve as modificações.


10. Ainda em "Contas", troque para a aba "Informações da conta" e em "Servidor de saída", escolha "Editar lista de servidores SMTP...".


11. Ali, certifique-se de que a opção "ns8.grupow.com.br" está marcada e que o "Nome do servidor" esteja preenchido com o mesmo endereço.


12. Ainda na mesma janela, vá para a sub-aba "Avançado e marque "Usar porta personalizada", onde você deve preencher com 587, além de preencher seu email e senha > "OK".


13. Pronto, o procedimento acabou. É possível que as contas demorem cerca de 15 minutos para ser sincronizadas.

 

Configurando o Mail

1. Ao criar contas IMAP no Mail, surgem pastas extras dentro do Mail — como mostrado na imagem abaixo. Mas isso é muito simples de resolver.


2. Configurando o Mail: pastas extras criadas pela conta IMAP

Para remover as pastas extras criadas, você terá que realizar os passos a seguir em cada uma dessas pastas:

  • Selecione a pasta desejada.
  • Clique no menu Mailbox (Caixa de Correio) > Use this mailbox for (Usar esta caixa de correio para)
  • Selecione a opção correspondente à pasta selecionada.


3. Configurando o Mail: unindo as pastas com as padrões do Mail

Após realizar o procedimento acima com todas as pastas criadas pela conta IMAP, elas serão incorporadas às pastas padrões do próprio Mail.


4. Configurando o Mail: pastas excedentes eliminadas

Caso você cadastre mais de uma conta IMAP, não tem problema. Basta seguir esse mesmos passos com todas elas. As pastas de cada conta de email ficarão divididas em sub-pastas como na imagem abaixo:


5. Configurando o Mail: sub-pastas de contas de email


No caso de emails do Google, o Mail criará pastas para todos os labels de identificação utilizados. Porém, nestas pastas não será possível aplicar os passos acima para removê-las, apenas deletando os labels no Gmail.
Dependendo da quantidade e do tamanho das mensagem envidas no seu dia-a-dia, a velocidade na sincronização das mensagens entre o servidor e o Mail pode ficar um pouco lenta. Para melhorar isso, sugiro alterar algumas das preferências da conta IMAP na aba Mailbox behavior (Procedimentos C. de Correio) conforme abaixo:

  • Desmarque o box Store draft messages on the server (Armaz. mensag. de rascunho no servidor).
  • Selecione Store sent messages on the server (Armaz. mensag. enviadas no servidor) e coloque o intervalo para uma semana.
  • Desmarque o box Store junk messages on the server (Armazenar mensag. indesej. no servidor.)
  • Selecione Move deleted messages to the Trash mailbox (Mover mensagens apagadas para o lixo) e Store deleted messages on the server (Armazenar mensag. apagadas no servidor) e coloque o intervalo para uma semana.